domingo, 29 de abril de 2012

Peugeot e Citroen - Servicebox

Para quem não sabe a Peugeot e a Citroen, disponibilizam gratuitamente uma ferramenta muito interessante chamada Servicebox.
Esta permite fazer identificação das peças originais.
Para tal basta acederem a:

Peugeot:
http://public.servicebox.peugeot.com/



Citroen:
http://service.citroen.com/



O registo é gratuito, para proceder à identificação basta introduzir os 8 últimos números do VIN e partir daí é um catálogo normal e muito simples.
Verdadeiramente uma potente ferramenta de trabalho.

Conferência A importância da Internet no Após-Venda


Enquadramento
O processo de desenvolvimento das tecnologias da informação deu origem a uma revolução tecnológica, que está a mudar os mais diversos tipos de relações na sociedade moderna: as relações comerciais, as relações de trabalho e as relações após-venda. A informação e o conhecimento constituem-se em variáveis cada vez mais importantes no desempenho de qualquer função. As tecnologias de informação são recursos importantes a serem utilizados na gestão do relacionamento com o cliente, nos processos de desenvolvimento de produto, marketing, suporte pré-venda, venda e após-venda.
Este novo canal possui características diferentes dos canais tradicionais. O entendimento das perceções do consumidor no seu relacionamento com a web, aliado ao domínio das peculiaridades da Internet como um canal de marketing e vendas, apresentam-se como condições fundamentais para o alcance de uma performance superior face à concorrência neste novo ambiente.
É isto, e muito mais, que o painel de oradores presente irá abordar dia22 de Maio, no Hotel Fénix em Lisboa. Não perca assim a oportunidade de estar presente na próxima Conferência Auto Profissional, sobre 
A IMPORTÂNCIA DA INTERNET NO APÓS-VENDA AUTO”.

Programa
A IMPORTÂNCIA DA INTERNET
José Pires – Director Geral Krautli Portugal

A IMPORTÂNCIA DA INTERNET
Orador a confirmar
SOLUÇÕES WEB APLICÁVEIS AO APÓS-VENDA AUTOMÓVEL
Jorge Zózimo – Director do Grupo Formoprojectos
APÓS-VENDA AUTO: O WEB MARKETING
Raquel Marinho – Bosch Car Service Trade Marketeer

O E-LEARNING NO APÓS-VENDA AUTO
Jorge Farromba - IT e-Learning Content Manager TAP Portugal | Professor Universitário em Gestão, Marketing, Turismo - IPL - Escola Superior de Turismo | Jornalista Auto

Destinatários
Esta conferência destina-se a todos os intervenientes que trabalham directa ou indirectamente com o sector após-venda automóvel.

Inscrições
Os inscritos devem corresponder ao perfil dos destinatários. As inscrições são limitadas.

Clique aqui para se inscrever

Parceiros

A Conferência “A IMPORTÂNCIA DA INTERNET NO APÓS-VENDA AUTO” tem um desenho de programa que permite a participação comercial de empresas fornecedoras. Essa participação poderá assumir diferentes formatos, incluindo uma apresentação enquadrada num dos painéis em debate.

Caso nos queira manifestar o seu interesse ou apresentar-nos uma proposta, agradecemos que nos contacte paracomercial@algebrica.pt

sábado, 28 de abril de 2012

Top Car lança programa de formação na rede de oficinas


As acções de formação promovidas pela Top Car têm como objectivo dotar os colaboradores da sua rede de oficinas de competências técnicas e comerciais


Top Car lança programa de formação na rede de oficinasA Top Car lançou, no primeiro trimestre de 2012, um programa de formação para os colaboradores da sua rede de oficinas nas áreas de electrónica automóvel, gestão de clientes e oficina de colisão.
A formação em electrónica automóvel, com o tema “Diagnóstico e comprovação de componentes de controlo do motor”, contribuiu para a melhoria das competências dos profissionais na utilização e interpretação de instrumentos de medida, tais como osciloscópios, multímetros e equipamentos de diagnóstico.
Na formação em gestão de clientes, os profissionais da rede Top Car trabalharam todo o processo pós-venda, com enfoque especial nas técnicas de atendimento, comunicação e negociação, através da análise de “role-plays” e caso práticos.
A formação em oficina de colisão destacou os principais aspectos relacionados com o layout de oficinas de colisão, conceitos de produtividade e optimização da eficiência da oficina. Os profissionais da rede Top Car tiveram ainda a oportunidade de abordar o tema da certificação das oficinas de colisão.
“Temos apostado fortemente na elevada qualidade da nossa formação enquanto factor diferenciador do serviço que prestamos aos nossos clientes. Todos os nossos planos de formação são estruturados com o objectivo de melhorar as competências técnicas e comerciais das oficinas da rede Top Car”, afirmou Marco Silva, gestor da rede Top Car.
A Top Car lança, três vezes por ano, um programa de formação, num total de cerca de 150 horas, exclusivamente dedicado a toda a sua rede de oficinas em Portugal, que conta já com 21 instalações, em: Ponte de Lima, Barcelos, Viana do Castelo, Baião, Porto – Z.I., Leça da Palmeira, Maia – Gueifães, Maia – Vermoim, Figueira da Foz, Guarda, Cascais, Algés, Alfragide, Almada, Corroios, Fernão Ferro, Sesimbra, Azeitão, Setúbal, Beja e Albufeira.

Goodyear desenvolve pneu que regula pressão de forma automátic




A Air Maintenance Technology da Goodyear vai permitir que os pneus permaneçam inflados na pressão ideal, sem a necessidade de qualquer bomba externa ou componentes electrónicos

Goodyear desenvolve pneu que regula pressão de forma automáticaO acto de verificar a pressão de ar dos pneus pode ter os dias contados, graças a uma nova tecnologia desenvolvida pelos laboratórios Goodyear Tire & Rubber Company que vai permitir que os automobilistas estejam mais descansados na hora de fazer as suas viagens, sem a preocupação de procurar o posto de abastecimento mais próximo para verificar a pressão de ar dos pneus. A inovação pode ainda significar uma grande poupança de combustível, maior vida útil do pneu, segurança e desempenho do veículo.
A Air Maintenance Technology (AMT) da Goodyear vai permitir que os pneus permaneçam inflados na pressão ideal, sem a necessidade de qualquer bomba externa ou componentes electrónicos. Todos os componentes do sistema de AMT, incluindo a mini-bomba, serão totalmente contidos dentro do pneu.
Por outro lado, o sistema é alimentado por uma corrente eléctrica que é gerada enquanto o pneu roda, conforme explicou Jean-Claude Kihn, vice-presidente e director técnico da Goodyear: “Um pneu que pode manter a sua própria pressão é algo que os condutores têm procurado por muitos anos. A Goodyear assumiu este desafio e os progressos que fizemos são muito encorajadores”.
Ainda não há previsão de data para a comercialização desta tecnologia, mas o interesse dos governos norte-americano e luxemburguês no projecto deverá acelerar o seu desenvolvimento. Em Julho, a Goodyear aplicou com sucesso uma bolsa do governo de Luxemburgo para pesquisa e desenvolvimento de um sistema de AMT para os pneus do consumidor. Esse trabalho será realizado no Centro de Inovação da Goodyear em Colmar-Berg, no Luxemburgo.
O Departamento do Gabinete de Energia de Tecnologia Automóvel anunciou também que vai conceder um subsídio de 1,5 milhões de dólares para um projecto conjunto entre as Indústrias PPG e a Goodyear para melhorar a resistência ao rolamento e a eficiência de combustível dos pneus. O objectivo do projecto é aumentar a eficiência de combustível média de frotas de veículos de passageiros através da utilização de novas tecnologias no piso e forro interno.

Lucas


A marca Lucas, de origem inglesa, pertence à TRW, companhia norte americana com mais de 100 anos, presente em 35 países, com 250 fábricas e que disponibiliza para o aftermarket e contrutores automóveis uma gama abrangente de componentes. Para além do mercado automóvel, a TRW celebrou em 2001 o sue centésimo aniversário.

A Lucas possui uma gama bastante completa em Motores de Arranque, Alternadores e Compressores de ar condicionado.

Os seus produtos podem ser identificados através do seu website, que por identificação do veículo que por cruzamento de referência.
A Lucas trabalha com produtos reconstruídos e preços muito competitivos

www.lucasee.com


Nippon Pieces Services (NPS)



Há pouco mais de um ano chegou a Portugal a Nippon Pieces Services (NPS), empresa dedicada à importação e distribuição de peças para carros asiáticos.
A filial portuguesa foi a primeira na Europa, depois da casa-mãe, nacida em França em 1993, ter atingido a liderança do mercado francês em aftermarket.
A NPS está ligada ao grupo Mitsubishi.
Possui um catálogo, com 33 mil referências e 180 famílias de produtos.
Estima-se que atualmente o parque automóvel de carros asiáticos representa cerca de 15% do total.
A NPS Portugal tem peças para todas as marcas asiáticas, excepto na área da colisão, que não trabalham.
Todas as peças são OEM (Original Equipment Manufacturer) e são compradas a fornecedores de primeiro equipamento.

A NPS possui um catálogo online para identificação das peças.
Esta pode ser feita através de número de chassis (VIN) ou por modelo do veículo.

Link catálogo:
http://www.nippon-pieces.com/fichiers/index.php
Utilizador: portugal
Palavra passe: nps



Travões: 2 Alertas


Não modifique peças por auto recreação. 
1 – As pastilhas novas nunca devem ser modificadas para que ‘sirvam’ em discos gastos ou num portador não limpo. Este tipo de adaptação reduz a área de fricção da pastilha e causa sobrecarga mecânica e termal. Ruído e prendimento na ranhura podem também ser o resultado dessas alterações, que reduzem por seu turno a eficiência na travagem e aumentam o desgaste. Por isso não modifique qualquer componente de travão!

2 – Antes de substituir as pastilhas meça sempre a espessura do disco. Nunca use discos se estão abaixo da espessura mínima! No caso de reclamação do cliente sobre trepidação do travão, meça a variação da espessura do disco.

82% dos portugueses estão interessados nos automóveis elétricos

A 6.ª edição do Caderno Automóvel do Observador Cetelem revela que os portugueses estão entre os europeus mais entusiastas com a chegada dos veículos elétricos. Apenas 12% declara que não tem interesse num veículo 100% elétrico. Para além do interesse e da curiosidade, 70% dos portugueses admite vir a comprar um veículo elétrico. Pelo contrário, os franceses e ingleses demonstram algum ceticismo em relação a este tipo de mobilidade. Nestes dois países, a não intenção de compra é superior à intenção.



Num contexto de crise, o poder de compra revela-se uma grande preocupação para os europeus. As despesas ligadas aos transportes pesam cada vez mais no orçamento das famílias. Um veículo é muitas vezes considerado como um luxo insignificante e a demonstração disso mesmo está no sucesso obtido pelos veículos low-cost.

Será que o argumento ecológico e a novidade tecnológica são suficientes para cativar o interesse dos europeus para o veículo elétrico? O Observador Cetelem analisou estas questões e chegou à conclusão que sim, sobretudo, pelas vantagens ecológicas e económicas (70% e 53% respetivamente). Em menor escala, os europeus valorizam a imagem de modernidade (29%) e elogiam o fato de ser silencioso (19%).

«O nosso estudo demonstra que os Europeus estão prontos para esta revolução no mercado automóvel. O veículo elétrico tem uma boa imagem junto dos consumidores, que encaram, sem qualquer preocupação, uma rutura com a realidade atual. Mas este sucesso potencial só ocorrerá quando houver uma aposta concreta nesta excecional oportunidade no campo da mobilidade. É um enorme desafio», afirma Diogo Basílio, responsável pelo Observador Cetelem em Portugal.

Novidade, nesta 6.ª edição do Caderno Automóvel do Observador Cetelem, é o facto do perímetro do estudo ter sido alargado a dez países. Pela primeira vez, a Rússia e a Turquia integraram o estudo, juntando-se à Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Polónia, Portugal e Reino Unido. As análises económicas e de marketing, bem como as previsões, foram efetuadas em colaboração com a sociedade de estudos e consultoria BIPE (www.bipe.com). Os inquéritos no terreno foram conduzidos pela TNS Sofres, em setembro de 2011. Na totalidade foram inquiridos 6.000 europeus, representativos da população total.

Texoleo

O lema desta loja online é comprar os seus lubrificantes a um preço justo.
Nesta loja tem uma diversidade de lubrificantes de diversas marcas a um preço realmente competitivo.
São oferecidas condições especiais para profissionais do ramo automóvel.

www.texoleo.com


Mister Auto

O mister-auto é uma loja online onde o utilizador pode comprar peças para a sua viatura a um preço bastante competitivo eu próprio já o experimentei e funciona muito bem.
Tem uma equipa muito profissional.
Pode seleccionar por modelo de carro ou pela peça.
Pode efetuar pagamento por paypal, cartão de crédito, transferência bancária, etc.
É realmente uma ferramenta interessante.
Experimente.

www.mister-auto.pt


BMW - Realoem

Hoje trago-vos um EPC online que pode ser muito importante.
Para quem tem necessidade de identificar peças BMW neste portal pode fazê-lo gratuitamente.
Uma boa ferramenta

www.realoem.com


sexta-feira, 27 de abril de 2012

Oficinas independentes ganham quota aos concesssionários


As oficinas independentes continuam a ganhar quota de mercado aos concessionários nos veículos com menos de 10 anos.
Das mais de 10 milhões e meio de intervenções realizadas em Espanha durante o ano de 2010 em veículos com uma idade igual ou inferior a 10 anos, só 51% foram efectuadas pela rede da marca, segundo uma informação elaborada pela consultora Eureka SD Automoción. O estudo supõe uma perda de quota da rede oficial para os canais multimarca, ou seja, as oficinas independentes e as cadeias especializadas.

Segundo explica a consultora, o preço é um dos aspectos que mais influenciou no abandono da rede das marcas. “A necessidade de clientes particulares e empresas reduzirem os custos de manutenção dos seus veículos, favoreceu a migração destes para oficinas independentes e cadeias especializadas, que viram em dois anos aumentar a sua participação no mercado em 3%”.

Em 2008, a participação de mercado das oficinas oficiais era de 58% (tendo em conta sempre o parque de veículos com menos de 10 anos), em 2009 era de 55%, e segundo os dados relatados pela Eureka SD Automoción este indicador teria caído em 2010 para os 51%. Ainda não existem dados para 2011, mas perante a crise tudo indica que a queda manteve-se.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

partslink24

Hoje deixo-vos um post acerca de uma Web Page que é um EPC online de peças originais de várias marcas.
É uma ferramenta de trabalho que utilizo bastante pois permite identificar peças originais de várias marcas através da introdução do VIN.
Foi-me dito que futuramente vai permitir efetuar encomendas e terá disponível mais marcas.
O catálogo parece-me bastante acessível e por um preço, razoavelmente baixo uma oficina pode ter acesso a este identificador.
Para já estão disponíveis as seguintes marcas:
Alfa Rome, Bentley, Dacia, Fiat, Ford, Lancia, Mitsubishi, Opel, Porsche, Renault, Seat, Skoda, Volkswagen

Visitem a página e informem-se como podem adquirir este produto

www.partslink24.com

Diferenças entre peças OE OEM e OES

OE: Original Equipment - Estas peças são produzidas pelo fabricante automóvel, ou então feita por um fornecedor de peças auto e foi-lhe colocada o logotipo do fabricante automóvel.

OEM: Original Equipment Manufacture

OES: Original Equipment Supplier

Os fabricantes de automóveis não produzem todas as suas peças durante a montagem ou reparação dos automóveis, eles contratam fabricantes de peças automóveis para estes as produzirem para eles. Na maioria dos casos o fabricante automóvel produz a carroçaria, chassis e os principais componentes do motor, as restantes peças são produzidas pelos fabricantes OEM/OES. O fabricante automóvel fornece as especificações dos componentes que necessita a estes fabricantes (OEM/OES).
Como exemplo a Bosch, Bilstien, Boge, Beru, Mann, ATE são todos fornecedores (OEM/OES) para as fábricas de automóveis. Estes produzes desde velas a componentes de escape. A diferença entre OE e OEM/OES é que os últimos normalmente não produzem peças com os logotipos das marcas, mas são exactamente as mesmas peças. Muitas vezes o logotipo é retirado da peças pelos fabricantes (OEM/OES) para não afectar os seus contractos com os fabricantes de automóveis.

Aftermarket: Peças aftermarket são isso mesmo, aftermarket. Não são produzidas pelos fabricantes automóvel. Podem ser produzidas por um fabricante de equipamento original ou por um fabricante diferente. A diferença é que não são produzidas totalmente com as especificações do fabricante. Isto não significa que não tenham qualidade. Por exemplo a Bilstein é fabricante OEM/OES, mas também oferecem peças de aftermarket.


Existem peças de aftermarket de má qualidade. Peças de contrafacção pois não cumprem as especificações do fabricante e não possuem dados deste para as produzirem convenientemente. Na sua maior parte são produzidas com componentes de baixa qualidade.

Coloquei este post para esclarecer um pouco o cliente final o que são as peças OEM/OES, muitas vezes por falta de informação o cliente tem dificuldade em entender a diferença nas peças auto.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Criaçao

Decidi criar este blog direccionado especialmente para as Peças Auto e outros conteúdos da área automóvel.
Sou um profissional nesta área pela qual desenvolvi grande gosto pessoal.
Neste blog pretendo partilhar conhecimentos e experiências adquiridas ao longo dos anos.
Bem como novidades e ferramentas que penso serem úteis para os profissionais desta área.
Espero trocar opiniões válidas para que possamos desenvolver e adquirir conhecimentos nesta área.

Desde já deixo os meus agradecimentos a futuros leitores e participantes nesta minha nova aventura.