A 6.ª edição do Caderno Automóvel do Observador Cetelem revela que os portugueses estão entre os europeus mais entusiastas com a chegada dos veículos elétricos. Apenas 12% declara que não tem interesse num veículo 100% elétrico. Para além do interesse e da curiosidade, 70% dos portugueses admite vir a comprar um veículo elétrico. Pelo contrário, os franceses e ingleses demonstram algum ceticismo em relação a este tipo de mobilidade. Nestes dois países, a não intenção de compra é superior à intenção.
Num contexto de crise, o poder de compra revela-se uma grande preocupação para os europeus. As despesas ligadas aos transportes pesam cada vez mais no orçamento das famílias. Um veículo é muitas vezes considerado como um luxo insignificante e a demonstração disso mesmo está no sucesso obtido pelos veículos low-cost.
Será que o argumento ecológico e a novidade tecnológica são suficientes para cativar o interesse dos europeus para o veículo elétrico? O Observador Cetelem analisou estas questões e chegou à conclusão que sim, sobretudo, pelas vantagens ecológicas e económicas (70% e 53% respetivamente). Em menor escala, os europeus valorizam a imagem de modernidade (29%) e elogiam o fato de ser silencioso (19%).
«O nosso estudo demonstra que os Europeus estão prontos para esta revolução no mercado automóvel. O veículo elétrico tem uma boa imagem junto dos consumidores, que encaram, sem qualquer preocupação, uma rutura com a realidade atual. Mas este sucesso potencial só ocorrerá quando houver uma aposta concreta nesta excecional oportunidade no campo da mobilidade. É um enorme desafio», afirma Diogo Basílio, responsável pelo Observador Cetelem em Portugal.
Novidade, nesta 6.ª edição do Caderno Automóvel do Observador Cetelem, é o facto do perímetro do estudo ter sido alargado a dez países. Pela primeira vez, a Rússia e a Turquia integraram o estudo, juntando-se à Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Polónia, Portugal e Reino Unido. As análises económicas e de marketing, bem como as previsões, foram efetuadas em colaboração com a sociedade de estudos e consultoria BIPE (www.bipe.com). Os inquéritos no terreno foram conduzidos pela TNS Sofres, em setembro de 2011. Na totalidade foram inquiridos 6.000 europeus, representativos da população total.
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