A Air Maintenance Technology da Goodyear vai permitir que os pneus permaneçam inflados na pressão ideal, sem a necessidade de qualquer bomba externa ou componentes electrónicos |
A Air Maintenance Technology (AMT) da Goodyear vai permitir que os pneus permaneçam inflados na pressão ideal, sem a necessidade de qualquer bomba externa ou componentes electrónicos. Todos os componentes do sistema de AMT, incluindo a mini-bomba, serão totalmente contidos dentro do pneu.
Por outro lado, o sistema é alimentado por uma corrente eléctrica que é gerada enquanto o pneu roda, conforme explicou Jean-Claude Kihn, vice-presidente e director técnico da Goodyear: “Um pneu que pode manter a sua própria pressão é algo que os condutores têm procurado por muitos anos. A Goodyear assumiu este desafio e os progressos que fizemos são muito encorajadores”.
Ainda não há previsão de data para a comercialização desta tecnologia, mas o interesse dos governos norte-americano e luxemburguês no projecto deverá acelerar o seu desenvolvimento. Em Julho, a Goodyear aplicou com sucesso uma bolsa do governo de Luxemburgo para pesquisa e desenvolvimento de um sistema de AMT para os pneus do consumidor. Esse trabalho será realizado no Centro de Inovação da Goodyear em Colmar-Berg, no Luxemburgo.
O Departamento do Gabinete de Energia de Tecnologia Automóvel anunciou também que vai conceder um subsídio de 1,5 milhões de dólares para um projecto conjunto entre as Indústrias PPG e a Goodyear para melhorar a resistência ao rolamento e a eficiência de combustível dos pneus. O objectivo do projecto é aumentar a eficiência de combustível média de frotas de veículos de passageiros através da utilização de novas tecnologias no piso e forro interno.
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