Direcção por pinhão e cremalheira
Ao longo de muitos anos a direcção de cremalheira foi o sistema mais utilizado nos veículos ligeiros. Este mecanismo é essencialmente composto por uma engrenagem cilíndrica, a que se dá o nome de pinhão e que está acoplada à coluna de direcção e a uma engrenagem linear, que é a cremalheira. Para se transmitir o movimento às rodas, esta engrenagem linear possui de cada lado, braços articulados, conhecidos como barras de direcção, que estão ligadas às rodas e que acompanham o movimento das suspensões.
Trata-se de um sistema simples, eficaz, de fácil compatibilidade e de baixos custos de produção, motivo pelo qual foi preferido durante várias décadas por muitos fabricantes. O maior inconveniente é o facto de não dispor de desmultiplacador, tornando a direcção muito pesada, especialmente nas manobras de estacionamento.
Direcção por esferas circulantes
Posteriormente, surgiu a direcção por esferas circulantes, cujo princípio assenta na existência de um parafuso sem-fim, que ao rodar, obriga a porca a fazer um movimento ascendente/descendente que, por sua vez movimenta o sector.
Para que a direcção se torne mais leve, utilizam-se esferas que, ao actuar entre o sem-fim e a porca, reduzem de forma significativa o atrito.
Direcção assistida hidráulica
No sentido de ultrapassar as dificuldades que representam as manobras de uma viatura com a direcção pesada, os fabricantes de automóveis recorreram à aplicação de uma bomba hidráulica, que ao exercer pressão no sistema, ajuda as engrenagens a moverem-se na direcção pretendida.
Normalmente a bomba hidráulica está localizada na zona dianteira do motor e é comandada por este através de uma correia acessória. Ao aumentar a velocidade de rotação do motor, aumenta a rotação da bomba hidráulica, pelo que se torna necessária a existência de uma válvula de libertação de pressão, no sentido de a manter nos níveis desejados.
Direcção eléctrica
Mais recentemente, alguns fabricantes de automóveis substituíram a bomba hidráulica que era comandada pelo motor, por um motor auxiliar eléctrico. Neste caso, todo o sistema hidráulico desaparece para dar lugar a um motor eléctrico que actua directamente sobre a coluna de direcção. Este mecanismo é bastante compacto, uma vez que desaparece todo o circuito hidráulico
Com velocidades baixas, o motor faz um esforço suplementar de forma, a que a direcção se torne mais leve. Por outro lado, à medida que se aumenta a velocidade a direcção fica ligeiramente mais pesada. Este mecanismo é bastante compacto, uma vez que desaparece todo o circuito hidráulico
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