Este tipo de câmaras de injecção utilizam-se sobretudo em motores grande dimensão que trabalham a velocidades relativamente reduzida, nesta câmara o ar não apresenta grande turbulência e a mistura ar / combustível é efectuada somente pela penetração dos "sprays" de líquido injectado. O injector é colocado numa posição central da câmara. Este tipo de motores trabalham com excesso de ar, pois é um processo de mistura deficiente.
A câmara de combustão é formada numa cavidade do pistão, ocupando grande parte da sua coroa.
À medida que o tamanho dos motores diminui e a velocidade de trabalho aumenta, é necessário aumentar a taxa de mistura do combustível com o ar pelo que se imprime um movimento intenso ao ar, através de um projecto cuidado de condutas de admissão ou pela aplicação de defletores nas válvulas de admissão o que lhe confere uma elevada turbulência.
Neste tipo de câmaras, existe uma designada por sistema "M" na qual o injector só tem um bico e e injecta a mistura sobre a cavidade do pistão, que tem uma forma esférica. Este sistema utiliza uma elevada turbulência do ar na câmara para vaporizar o combustível e promover a formação da mistura.
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