domingo, 12 de agosto de 2012

O sistema common-rail


Na última década, os motores a diesel têm vindo a sofrer alterações substanciais relativamente à intensidade do ruído, à emissão de partículas poluentes e às prestações, que eram inferiores aos motores a gasolina.
Para esta mudança, muito tem contribuído os sistemas de injecção directa a alta pressão, normalmente conhecidos como common-rail. Este tipo de injecção garante uma optimização da combustão o que leva a reduzir as emissões.
O sistema de injecção dos motores a diesel convencionais é caracterizado pela existência de uma bomba injectora doseadora em linha ou rotativa, que tem como função enviar sob pressão o gasóleo para cada injector, em quantidades perfeitamente regulares, de acordo com a aceleração do motor.
A injecção common-rail é composta por uma bomba de alta pressão, que fornece o gasóleo pressurizado, com pressões que podem chegar aos 1750 bar, a um tubo comum de onde sai a alimentação para os injectores. Estes injectores regulam a quantidade exacta de combustível que é entregue na câmara de combustão. O momento exacto da abertura ou fecho dos injectores é controlada electronicamente pelas electro-válvulas que estão acopladas em cada corpo do porta-injector, o que permite usar apenas a quantidade de combustível estritamente necessária em cada ciclo de funcionamento do motor.
Um dos componentes vitais do sistema common-rail é a bomba de combustível, que gera a alta pressão. A bomba recebe o combustível do depósito através de um filtro e passa-o depois sob pressão para a rampa comum, através de um tubo moldado com interfaces de vedação nas duas extremidades com parafusos e porcas de aperto. Este tubo transporta o combustível a alta pressão entre a bomba, a rampa e os injectores, resistindo a variações de pressão, totalmente vedado ao ambiente externo.
O grande inconveniente deste tipo de injecção é a sujidade do combustível, pelo que a utilização de filtros de gasóleo especiais é essencial, pois actuam como a primeira linha de defesa do motor.
Actualmente, quase todos os veículos a diesel, tanto ligeiros como pesados, utilizam esta tecnologia.

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