domingo, 12 de agosto de 2012

Recomendações para uma condução segura


1- Se conduzir não consuma álcool ou estupefacientes que possam afectar as capacidades de percepção e de reacção. Alguns medicamentos podem provocar perda de atenção ou sonolência.
2- Durante a condução não utilize o telemóvel, pois aumenta a probabilidade de acidente. O uso de um kit de mãos livres reduz alguns riscos, no entanto não é recomendável enquanto conduz.
3- Sempre que conduza, aperte sempre os cintos nos bancos dianteiros e traseiros. Está comprovado que esta prática reduz o risco de lesões graves ou morte no caso de colisão. A cadeirinha para as crianças deve ser colocada no banco traseiro, atrás do passageiro dianteiro.
4- Conduza com precaução no início da época das chuvas. Além de ser um período perigoso, porque os condutores estão numa fase de adaptação ao piso molhado, estas primeiras chuvas misturam-se com resíduos de óleo e de combustível da via formando uma película deslizante.
5- Num piso de rodagem com abundância de água, se o automóvel fizer uma travagem relativamente brusca, poderá entrar em aquaplaning. Deste modo, deverá fazer uma condução mais prudente e evitar zonas do pavimento com maior película de água. Este fenómeno é facilitado quando os pneus apresentam um desgaste excessivo.

6- Uma das manobras mais perigosas é a ultrapassagem. Por isso, ao iniciar esta manobra, verifique se não existe já outro veículo em ultrapassagem e sinalize a sua manobra com a devida antecedência. Deverá ter em atenção a visibilidade no momento, a deslocação de vento, as condições da via e o tempo que vai demorar a ultrapassagem.
7- Sempre que os pneumáticos do seu automóvel apresentem um desgaste acentuado, não hesite em substituí-los, pois a sua aderência reduz significativamente, em especial no piso molhado.
8- No caso de uma condução com nevoeiro, deverá manter uma velocidade moderada, evitar ultrapassagens, aumentar a distância de travagem e acender os faróis médios e de nevoeiro.
9- A condução de noite deverá ser mais atenta e prudente, porque a avaliação das distâncias é mais difícil e a visibilidade é menor. Assim, recomendamos uma redução da velocidade, principalmente em estradas sem iluminação, aumentar a distância de segurança em relação aos veículos da frente e manter os faróis bem focados e limpos.Ao anoitecer a visão é mais reduzida, os contornos são menos nítidos e a sinalização menos visível, pelo que deverá acender os faróis.
10- Caso tenha alguns sinais de sonolência, não hesite, pare e descanse!

Sem comentários:

Enviar um comentário