A correia de distribuição do motor tem por finalidade sincronizar o movimento dos pistões,válvulas e em muitos casos a bomba de água. Essa sincronização é fundamental para um correcto funcionamento do motor. É produzida em borracha para reduzir o ruído, encaixa na polie e trabalha sob uma tensão constante. Alguns automóveis trabalham com uma corrente de distribuição metálica. Este sistema tem a vantagem de não necessitar de manutenção (raramente substituida), contudo tem a desvantagem de provocar maior ruido em alguns casos.
O sistema de
correia de distribuição é composto por vários elementos:
- A correia dentada que sincroniza os movimentos do motor;
- O tensor, cuja função é criar determinada tensão na correia de forma a manter o seu alinhamento. O ajustamento do rolo é indicado pelo fabricante.
- A bomba de água, cuja função é fazer circular o líquido de arrefecimento;
Quando devo substituir a correia de distribuição?
As correias de distribuição são alteradas de acordo com as recomendações do fabricante. A frequência de substituição das correias variam de acordo com as marcas dos automóveis e até
As correias de distribuição são alteradas de acordo com as recomendações do fabricante. A frequência de substituição das correias variam de acordo com as marcas dos automóveis e até
em veículos da mesma marca. A cadência de substituição pode ser, por exemplo, de 10 anos ou 240 000 km.
Normalmente, quando a correia de distribuição atinge a data limite de utilização, poderá não ser possível identificar o desgaste visualmente. Caso o desgaste seja evidente, seguramente que a causa foi um defeito na montagem.
Para além da frequência de substituição da correia de distribuição expressa em quilómetros ou tempo, é possível uma observação visual: se esta revelar sintomas como por exemplo, dentes com excesso de desgaste, fendas no perfil da correia, vestígios de óleo na correia, etc. Alguns destes sintomas são provocados por uma tensão excessiva na correia de distribuição. Por vezes, o desgaste prematuro da correia é devido ao facto de ter sido dobrada antes da sua instalação ou contacto com líquido como óleo que altera as características técnicas da borracha. No caso de uma falha na correia de distribuição, as consequências para o motor poderão ser gravíssimas, pois gera uma dessincronização do sistema de distribuição, normalmente resultando na torção das válvulas e eventual empeno das arvores de cames.
A correia de distribuição é escolhida de acordo com o modelo do automóvel e o tamanho do motor.
A substituição da correia de distribuição deve ser feita por um profissional experiente que tenha ao seu dispor as ferramentas adequadas. A bomba de água deve ser substituída ao mesmo tempo que a correia dentada. Na verdade, a vida útil da bomba de água é superior ao da correia, mas não é aconselhável deixar para a próxima substituição da correia. Recomenda-se ainda substituir em simultâneo o tensor da correia, pois
estes rolos com o desgaste podem resultar num afrouxamento da correia com consequências graves para o motor. Tenha ainda em consideração um eventual desgaste acentuado da polie da cambota e da árvore de cames.
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