domingo, 12 de agosto de 2012

Posição de condução


Longe vão os tempos em que a altura do banco ao piso, do volante, do cinto de segurança, do encosto de cabeça, entre outras, eram obtidas através da altura média do condutor. Hoje, os construtores de automóveis, conscientes da importância da ergonomia, desenvolveram mecanismos de regulação que permitem ajustar o condutor ao automóvel.
A posição de condução influencia a nossa atitude psicológica, física e técnica que se reflecte no comportamento na estrada, nomeadamente na forma como se contorna os obstáculos. Por isso, no habitáculo devemos tirar partido de todos os ajustes em termos de ergonomia, disponíveis no automóvel no sentido de nos proporcionar maior conforto e grande funcionalidade.
Regulação em altura do banco
O assento deve estar o mais baixo possível, naturalmente sem perder visibilidade. Deste modo, conseguimos aumentar a distância entre a cabeça e o tejadilho, o que aumenta a segurança no caso de o automóvel capotar. Por outro lado, estamos a baixar ligeiramente o centro de gravidade e consequentemente a contribuir para uma melhor estabilidade do veículo.
Regulação longitudinal do banco
O assento deve ser ajustado de forma a garantir que o pedal da embraiagem atinja facilmente o fim do curso. No entanto, não devemos adoptar uma posição forçada, nem tocarmos com os joelhos no volante.
Regulação das costas do banco
A sua inclinação está condicionada pelo fácil acesso das mãos aos diferentes movimentos do volante, mantendo os ombros encostados. No caso do automóvel ter um volante com regulação longitudinal obtém-se um melhor sentido de equilíbrio.
Posição das mãos
É consensual que a posição simétrica e horizontal das mãos no volante é a que permite maior sensibilidade e melhor sentido de alerta.
Encosto de cabeça
É um elemento imprescindível na segurança passiva, que atenua os efeitos sobre o pescoço no caso de colisões frontais ou traseiras. Deve estar colocado à altura da nuca e o mais próximo possível da cabeça, sem chegar a apoia-la. Este procedimento deve-se aplicar a todos os passageiros.
Espelhos retrovisores
Após ter encontrado uma posição de condução confortável, deve regular os espelhos retrovisores. O espelho interior, deve estar centrado com o vidro traseiro e mostrar a maior área possível da estrada. Os espelhos exteriores, devem estar ligeiramente abertos de forma a mostrar a maior área possível nas laterais, vendo apenas uma pequena parte do veículo.
Regulação em altura do cinto de segurança
Sempre que o veículo disponha desta funcionalidade, o condutor deverá ajustar este suporte à sua estatura. Em nenhuma circunstância deve utilizar pinças de retenção, bem como ter o cinto torcido.

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