Quando a General Motors vendeu a Saab à Holandesa Spyker, todos pensavam que, através de investidores externos, o fabricante Sueco fosse capaz de recuperar, tendo em prespectiva o lançamento de novos modelos num curto espaço de tempo. Porém, o gigante Norte Americano, mesmo após ter vendido a Saab à Spyker, sempre se opôs à entrada de investidores chineses, como era o caso da Youngman, como forma de preservar os direitos intelectuais que detinha sobre vários modelos e tecnologias utilizadas pela Saab.
Em menos de dois anos após a venda, a Saab acabou por ir à falência devido à pressão constante da GM, que impediu a viabilização da marca suéca. Como tal, Victor Muller, proprietário da Spyker, acabou por colocar uma acção judicial contra a GM, pedindo um valor de 2439 milhões de euros (3 mil milhões de dólares) de indemnização, visto que esta agiu de má fé ao não permitir o financiamento através do consórcio chinês da Youngman, o que levou à bancarrota da Saab. Juntamente com esta acusação estão outras, como a tentativa de provar que as intenções da GM seriam as de eliminar um concorrente activo no mercado asiático e europeu.
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