O ESP® está sempre activo no plano de fundo. Sensores de velocidade rotacional em todas as rodas medem a sua velocidade. O sensor de ângulo da direcção regista constantemente as indicações de viragem da direcção desejadas pelo condutor. Ao mesmo tempo, os yaw rate sensors detectam o movimento rotacional do veículo através do seu eixo vertical. 25 vezes por segundo, um microcomputador compara os comandos do condutor com a direcção de condução decorrente. Se uma divergência for detectada, o ESP® intervém em apenas fracções de segundo. A travagem focalizada individual das rodas estabiliza o veículo, permitindo ao condutor manter o controlo do automóvel. Estudos efectuados por fabricantes automóveis de renome demonstram que o ESP® previne acidentes e salva vidas.
Como o sistema interage
O ESP® é baseado na tecnologia de dois sistemas de segurança activa testados e comprovados: o sistema de anti-bloqueio dos travões ABS, que previne que as rodas bloqueiem durante a travagem, e o sistema de controlo de tracção TCS, que garante que as rodas não deslizem ao arrancar. As funções de ambos sistemas estão incluídas também no ESP®. Enquanto o ABS e o TCS influenciam a dinâmica longitudinal do veículo, o ESP® também melhora a dinâmica lateral, garantindo dessa forma uma condução estável em todas as direcções.
O ESP® é baseado na tecnologia de dois sistemas de segurança activa testados e comprovados: o sistema de anti-bloqueio dos travões ABS, que previne que as rodas bloqueiem durante a travagem, e o sistema de controlo de tracção TCS, que garante que as rodas não deslizem ao arrancar. As funções de ambos sistemas estão incluídas também no ESP®. Enquanto o ABS e o TCS influenciam a dinâmica longitudinal do veículo, o ESP® também melhora a dinâmica lateral, garantindo dessa forma uma condução estável em todas as direcções.
A Bosch está constantemente a desenvolver ainda mais o ESP® para extender as suas funções e adaptá-lo para servir os requisitos específicos de modelos automóveis individuais. O objectivo do desenvolvimento assenta em aumentar a segurança de condução ao mesmo tempo que se melhora o conforto e dinâmica de condução.
A Bosch está a trabalhar também no sentido de interligar o ESP® com outros sistemas dos veículos. A gestão da dinâmica de condução e funções combinadas de alta qualidade com sistemas de segurança passiva e assistência ao condutor são a principal prioridade.
Por exemplo o ESP® está-se a tornar o componente chave do CAPS (Segurança Activa e Passiva Combinada). O CAPS é um sistema de segurança modular que interliga os sistemas de segurança activa e passiva tais como o ESP®, ACC, controlo de airbag e sensores de roll-over. A interacção entre tais sistemas possibilita a existência de funções de segurança totalmente novas. Por exemplo, essas funções podem detector de forma autónoma situações perigosas, preparar o sistema de travagem para uma paragem de emergência e alertar o condutor.
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