segunda-feira, 16 de julho de 2012

Como funciona o sistema Start and Stop


Na cidade, os consecutivos engarrafamentos e os semáfaros aumentam desnecessariamente o consumo de combustível.   
O sistema Stop and Start permite uma redução de combustível e emissão de CO2 do veículo. Esta tecnologia que equipa alguns dos mais modernos automóveis, como por exemplo o grupo PSA, permite que o motor se desligue quando o veículo está parado. Este sistema foi projectado sobretudo para os condutores de cidade.
O Citroen C3 foi o primeiro modelo a ser equipado com esta tecnologia.
Durante a travagem, no congestionamento do transito ou nos semáforos, por exemplo, o sistema Stop and Start permite a paragem do motor um pouco antes e durante a imobilização do veículo. O motor entra em modo de espera quando a velocidade for inferior a 6 km / h.

Ao libertar o pedal do travão, o motor arranca automaticamente e de imediato, sem que o condutor tenha de fazê-lo.

A nível técnico, o sistema Stop & Start da PSA é principalmente composto de dois elementos:
• Alternador reversível com uma potência de 2 KW, que serve como o motor de arranque e alternador (fornecimento de electricidade à rede);
• Uma unidade de controlo que oferece uma gestão completa do gerador e faz a ligação com a unidade do motor e a caixa BSI;
Uma bateria, uma correia e um tensor completam este dispositivo específico.

Benefícios:
Este sistema tem vantagens para o ambiente e para as despesas de combustível dos condutores. Efectivamente, esta tecnologia representa uma redução no consumo de cerca de 10% em condução urbana ou seja de 18 g CO2/km. Considerando um ciclo padrão combinado, a economia aproxima-se dos 6%.

Além da economia de combustível e das emissões de escape reduzidas, este sistema pode ainda reduzir o ruído e proporcionar uma condução mais confortável na cidade.

O Start através de um alternador é tão silencioso quanto instantâneo (400 ms contra 800 ms para uma partida convencional). Esta tecnologia também elimina a vibração do motor com o veículo imobilizado.

Sem comentários:

Enviar um comentário