sexta-feira, 13 de julho de 2012

Mazda desenvolve peças em resina para reduzir peso


Com chegada ao mercado marcada para a próxima Primavera, o novo Mazda CX-5 vai estar equipado com os pára-choques mais leves do mundo, fabricados com uma matéria-prima em resina

Mazda CX-5A Mazda Motor Corporation desenvolveu, em colaboração com a Japan Polypropylene Corporation, matéria-prima em resina para a produção de peças de veículos que mantêm a mesma rigidez dos materiais convencionais, ao mesmo tempo que alcançou importantes ganhos em termos de peso. Ao recorrer a esta matéria-prima, a marca garante uma menor espessura nas peças obtidas face às produzidas em resina tradicional, resultando em importantes poupanças.
A utilização deste material nos pára-choques frontais e traseiros contribui para um ganho de cerca de 20% em redução de peso. Já no que se refere à produção destes pára-choques, a sua menor espessura implica menores períodos de arrefecimento após o processo de moIdagem e, graças ao uso de tecnologia de engenharia assistida por computador (CAE), a fluidez do material resinoso foi também optimizada. Como resultado, a fase de moldagem dos pára-choques viu-se reduzida em metade, para 30 segundos, garantindo-se, em simultâneo, grandes reduções nas necessidades de energia durante o processo de produção.
A Mazda planeia adoptar os pára-choques mais leves na classe 1 utilizando este material resinoso no novo Mazda CX-5, SUV que estará à venda na próxima Primavera, bem como em outros dos seus futuros modelos.
Mazda desenvolve peças em resina para reduzir pesoSegundo o construtor nipónico, o peso dos pára-choques contribui significativamente nos consumos e na performance. Por outro lado, estas peças são multi-funcionais, pois devem garantir rigidez para a absorção de impactos e, ao mesmo tempo, características de moldagem e pintura que garantam um excelente design exterior.
A Mazda misturou dois componentes que estão presentes no polipropileno e na borracha, constituintes da resina, que detém propriedades diferentes, e foi bem-sucedida na sua distribuição por uma estrutura de duas camadas, em linha com a necessária funcionalidade para a superfície e o interior do material base dos pára-choques. Como resultado desta conquista, a superfície apresenta uma excelente aderência à película de pintura, ao mesmo tempo que a secção interna retém a elevada rigidez necessária para a absorção de impactos, apesar da mais reduzida espessura.
Avançando rumo ao futuro, a Mazda garante manter-se fiel ao compromisso de redução do peso dos veículos e melhoria da performance aerodinâmica, oferecendo a todos os seus clientes o seu habitual prazer de condução e os excelentes registos ambientais e de segurança.

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