sábado, 14 de julho de 2012

A «víbora» está de regresso: Eis o novo Viper

Nova geração do superdesportivo americano está pronta a «atacar» as estradas, agora com 640cv e 813 Nm

Foram muitas as fotos fabricadas em computador, teasers, renderings e um sem número de informações sobre a nova geração do Viper. Até uma miniatura próxima do modelo foi lançada. Mas a versão final só agora foi apresentada, no Salão Automóvel de Nova Iorque. A espera valeu a pena, até porque a mais recente «víbora» da Street & Racing Technology, a divisão de performance da Chrysler, Dodge e Jeep, mais conhecida como SRT, está mais agressiva que nunca, pronta para «atacar» estrada e pistas.

As linhas são mais agressivas, mas as formas são praticamente as mesmas. Ao primeiro olhar conseguimos logo adivinhar de que carro se trata. O perfil da carroçaria, a dupla bolha no tejadilho, as saídas de escapes laterais ou os rasgos pronunciados no capot mantêm-se intocáveis como imagem de marca do superdesportivo americano.

Em termos mecânicos e, ao contrário do que foi especulado, o novo Viper não está equipado com motor Ferrari e muito menos a base do Alfa Romeo 8C Competizione. A opção recaiu no imponente V10 de 8,4 litros, imagem de marca do modelo, agora com 640cv e 813 Nm de binário máximo.

Acoplado a este motor encontra-se uma tradicional transmissão manual de seis velocidades, profundamente revista para entregar a potência máxima às 6200 rpm. A empresa norte americana não divulgou números sobre performances, consumos ou até emissões.

Não menos importante é o facto de, pela primeira vez, o desportivo americano estar equipado com controlo de estabilidade, de modo a que seja utilizável por todo o tipo de condutores. No Viper está disponível apenas com dois modos: Ligado ou desligado. Já na versão GTS, mais direcionada para a utilização em pista, são quatro os modos de funcionamento: ligado, Sport, Track e desligado.

A versão GTS do Viper conta ainda com amortecedores ajustáveis em dois modos, além de um kit SRT Track que altera o sistema de travagem, reduzindo o peso para 1/3 do kit original, aumentando também a sua refrigeração e a capacidade através de novas pinças. 

O lançamento do novo Viper e Viper GTS no mercado americano está agendado para o final do ano. Os preços não foram divulgados.



















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