Os motores a diesel emitem partículas de fuligem e resíduos sólidos nos gases de escape.
O filtro de partículas, situado sobre a linha de escape, vai reter essas partículas, armazená-las e queimá-las em cerca de 95%, de forma a produzir substâncias não nocivas. Este sistema, para além de inúmeros aperfeiçoamentos introduzidos na combustão do motor, permite respeitar as normas de poluição e contribui para a protecção do ambiente.
Actualmente, já são produzidos filtros de partículas que estão isentos de manutenção reduzindo drasticamente as emissões gasosas o que consequentemente diminui a poluição de partículas na atmosfera.
As várias fases do processo:
1- Os gases de escape circulam através do filtro de partículas.
As várias fases do processo:
1- Os gases de escape circulam através do filtro de partículas.
2- As partículas permanecem no filtro e os gases purificados são libertados pelo tubo de escape.
3- Os sensores de pressão e de temperatura detectam quando demasiadas partículas foram aglomeradas e dá-se início ao processo de regeneração.
4- Se a diferença de pressão entre o motor e o filtro de partículas for demasiada, inicia-se o fenómeno de pós-injecção, aumentando a temperatura no filtro do escape e as partículas acumuladas são queimadas. A limpeza do filtro é automática e periódica. As partículas diesel são retidas pelo filtro e somente o ar limpo circula para a atmosfera.
Sem comentários:
Enviar um comentário