sexta-feira, 27 de julho de 2012

Painéis nas auto-estradas aumentaram preços dos combustíveis


A conclusão é da Autoridade da Concorrência e prova que a medida penalizou os consumidores, especialmente os que utilizam a A1, A2, A6 e A8
A introdução de painéis comparativos dos combustíveis nas autoestradas levou ao nivelamento dos preços por cima, com um ligeiro aumento médio dos preços do gasóleo e da gasolina, revelou a Autoridade da Concorrência (AdC).

"A introdução dos painéis comparativos [de preços dos combustíveis nas autoestradas]poderá ter resultado num ligeiro aumento médio dos preços do gasóleo e da gasolina 95 de 0,8 cêntimos/litros e 1,1 cêntimos/litro respetivamente,relativamente ao nível de preços que se poderiam esperar na ausência desses painéis", concluiu a instituição liderada por Manuel Sebastião, citada pela Agência Lusa.

Segundo o relatório divulgado pela AdC, a maior transparência de preços provocou também "uma redução substancial do número de preços distintos existentes em cada autoestrada para cada um dos combustíveis", uma situação "mais saliente no caso da gasolina do que no caso do gasóleo rodoviário".

A introdução obrigatória em todas as auto-estradas ocorreu em 2009, por iniciativa legislativa do Governo que seguiu uma recomendação da AdC, que teve como objetivo promover a concorrência na venda de combustíveis. Ainda assim, a admite este organismo, "não teve um impacto significativo no curto prazo".

"Enquanto a estrutura de mercado existente for caraterizada pela presença de operadores com o mesmo modelo de negócio, o efeito útil dos painéis comparativos será menor", concluiu a AdC na primeira análise ao impacto da decisão. A redução na diversidade de preços verificou-se "de forma mais intensa nas autoestradas com uma estrutura de mercado menos concentrada e onde, simultaneamente, a procura é maior", acrescentou.

Ao nível dos preços, a introdução dos painéis terá provocado um ligeiro aumento médio dos preços do gasóleo e da gasolina, com impacto mais acentuado nas autoestradas com maior procura, como a A1, A2, A6 e A8. 

A análise realizada pela AdC incidiu sobre os dois combustíveis rodoviários mais vendidos em Portugal e cujo preço é indicado nos painéis (gasolina 95 e gasóleo rodoviários) e abrangeu a totalidade dos postos (128 postos) existentes em 22 autoestradas localizadas em Portugal Continental. 

O período de análise foi de 01 de janeiro de 2008 a 31 de agosto de 2010, isto é, 12 meses anteriores e 12 meses posteriores à introdução dos painéis nas autoestradas.

Nota: A foto que ilustra este texto é, naturalmente, de arquivo mas mostra o alinhamento de preços. 

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