sábado, 14 de julho de 2012

Novo Audi A3


A terceira geração Audi A3 é a primeira feita com base na nova plataforma MQB, a mais versátil de sempre do grupo Volkswagen, e chega ao mercado português no verão. A gama será composta por motores 2.0 TDI e 1.4 TFSI, chegando depois o 1.6 TDI e o 1.2 TFSi.

Em termos estéticos, a nova geração A3 (aqui na carroçaria de três portas) não revoluciona, apresentando uma imagem típica dos novos produtos Audi, com a imponente grelha trapezoidal a dominar toda a secção dianteira, onde se destaca também os faróis bem rasgados.

As dimensões mantiveram-se praticamente inalteradas, a distância entre-eixos é ligeiramente maior que a anterior geração, mas a grande novidade da nova geração passa pela redução de peso, na ordem dos 80 kg, com o A3 1.4 TFSi de três portas a pesar 1175 kg.

No interior, o tablier apresenta formas simples, muito semelhantes às do pequeno A1, destacando-se ainda um sistema multimédia MMI totalmente remodelado e o travão de mão elétrico.

Numa primeira fase, a gama será composta por três motorizações, 1.4 TSi de 122cv e 1.8 TSi de 180cv, ambas a gasolina, e um TDi de 2 litros com 150cv. Posteriormente, a oferta será reforçada com a introdução do 1.6 TDi de 105cv. Esta motorização contará com uma versão supereconómica, com um consumo médio homologado de 3,8 l/100 km e 99 g/km de emissões de CO2.

Outra das novidades será o motor 1.4 TSi a gasolina com 140cv, equipado com o sistema «Shut-off», que desliga dois dos quatro cilindros sempre que o motor funciona a baixo regime, entre as 1400 e as 4000 rpm.

Este sistema, que deriva de tecnologia utilizada nos novos V8 TFSi de 420 e 520cv (S6, S7 Sportback e S8), nos quais são desligados quatro cilindros em condições de menor exigência, tem como objetivo reduzir emissões e consumos, estimando-se cortes que podem ascender a um litro por cada cem quilómetros percorridos, a uma velocidade cruzeiro de 50 km/h.












Sem comentários:

Enviar um comentário