Lançado em 1990 e com mais de 11,5 milhões de unidades vendidas, o Clio é um modelo importantíssimo para a marca francesa, razão pelo qual o lançamento da quarta geração deste utilitário seja considerado como o lançamento do ano para a Renault. À frente do desenvolvimento do novo Clio está o novo chefe de design Laurens Van Den Acker, que criou uma nova imagem, inspirada no protótipo Zoe, com a nova grelha que passará a ser comum em todos os seus modelos, uma filosofia cada vez mais habitual nos principais construtores europeus.
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As novas linhas demonstram uma imagem mais musculada e agressiva que a actual, com o logotipo de grandes dimensões e as luzes diurnas em LED a destacarem-se. Disponível apenas em cinco portas, a Renault decidiu colocar o puxador das portas traseiras nos pilares C, uma solução utilizada no passado tanto pela Alfa Romeo como pela Seat, mas que resulta muito bem para o design do veículo. Outros pormenores se destacam, como a menor distância ao solo e maior largura, o que permite não só intensificar o espírito desportivo do Clio, como aumentar o espaço interior para os ocupantes.
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No interior destaca-se a possibilidade de personalização de locais como o painel de bordo, paineís das portas, volante, pegas, base da alavanca da caixa de velocidades, saídas de climatização e tecido dos bancos que podem ter a mesma cor da carroçaria no exterior. No tabiet destaca-se o sistema R-Link, uma solução de info-entretenimento integrado que permite ligar o automóvel à Internet, que suporta o download de aplicações e a introdução de comandos de voz, isto sem contar com as ligações típicas por USB, Aux e Bluetooth, e a navegação Carminat da TomTom.
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O novo Clio irá estrear novas motorizações, como o pequeno Energy TCe 90, o primeiro bloco tricilindrico de 0,9 litros com 90cv de potência e consumos de 4,3 litros e 99g/CO2, que virá substituir o TCe 100 actual. Iremos encontrar um novo 1.2 TCe de 120cv com caixa automática de dupla embraiagem EDC de seis velocidades (disponível só em 2013), mas poderemos encontrar o já conhecido 1.5 dCi, agora designado como Energy 1.5 dCi 90, que graças ao sistema Stop & Start garante um consumo de apenas 3,2 litros e 83g de CO2/km. O novo Clio será apresentado no Salão de Paris, estando prevista a chegada ao mercado antes do final do ano.
As novas linhas demonstram uma imagem mais musculada e agressiva que a actual, com o logotipo de grandes dimensões e as luzes diurnas em LED a destacarem-se. Disponível apenas em cinco portas, a Renault decidiu colocar o puxador das portas traseiras nos pilares C, uma solução utilizada no passado tanto pela Alfa Romeo como pela Seat, mas que resulta muito bem para o design do veículo. Outros pormenores se destacam, como a menor distância ao solo e maior largura, o que permite não só intensificar o espírito desportivo do Clio, como aumentar o espaço interior para os ocupantes.
No interior destaca-se a possibilidade de personalização de locais como o painel de bordo, paineís das portas, volante, pegas, base da alavanca da caixa de velocidades, saídas de climatização e tecido dos bancos que podem ter a mesma cor da carroçaria no exterior. No tabiet destaca-se o sistema R-Link, uma solução de info-entretenimento integrado que permite ligar o automóvel à Internet, que suporta o download de aplicações e a introdução de comandos de voz, isto sem contar com as ligações típicas por USB, Aux e Bluetooth, e a navegação Carminat da TomTom.
O novo Clio irá estrear novas motorizações, como o pequeno Energy TCe 90, o primeiro bloco tricilindrico de 0,9 litros com 90cv de potência e consumos de 4,3 litros e 99g/CO2, que virá substituir o TCe 100 actual. Iremos encontrar um novo 1.2 TCe de 120cv com caixa automática de dupla embraiagem EDC de seis velocidades (disponível só em 2013), mas poderemos encontrar o já conhecido 1.5 dCi, agora designado como Energy 1.5 dCi 90, que graças ao sistema Stop & Start garante um consumo de apenas 3,2 litros e 83g de CO2/km. O novo Clio será apresentado no Salão de Paris, estando prevista a chegada ao mercado antes do final do ano.
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