Traumas à parte, o sistema é complexo mas tremendamente simples. Partindo do principio que as extremidades do eixo motor rodam a velocidades diferentes quando em curva, é necessário um sistema de dissipe esse diferencial e que aplique a tracção naquele que mais distancia percorre, e que por outro lado liberte aquele que não precisa de percorrer uma distancia tão grande da tracção do motor. O principio que aqui se aplica é que quanto mais longe estás do centro de rotação a maior velocidade tens de rodar para percorrer toda a circunferência.
Eu poderia passar horas e horas a escrever mas nunca conseguiria ser tão explicito quanto este vídeo. Se quiserem passem logo para o minuto 2:00 que é quando a explicação começa, ou então para o minuto 3:00 que é quando é dado um exemplo prático. Não é necessário ser barra a inglês para entender, vão ver que é muito simples:
Eu poderia passar horas e horas a escrever mas nunca conseguiria ser tão explicito quanto este vídeo. Se quiserem passem logo para o minuto 2:00 que é quando a explicação começa, ou então para o minuto 3:00 que é quando é dado um exemplo prático. Não é necessário ser barra a inglês para entender, vão ver que é muito simples:
Simples não é? Chamem agora os vossos filhos e tirem-nos da agonia de não saber como funcionada um diferencial, e vamos complicar tudo um pouco mais. Vejam no próximo vídeo como funciona um diferencial autoblocante (LSD):
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